segunda-feira, 29 de Abril de 2024  03:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
11-05-2005

Empresários querem Intercidades a parar na cidade


Oliveira do Bairro

A Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) pretende que o comboio Intercidades pare, duas vezes por dia, em Oliveira do Bairro.

Para o efeito está a promover um abaixo-assinado, que, segundo Miguel Roque, presidente da ACIB, tem tido uma grande receptividade do público, em geral, e, muito especialmente, das empresas dos concelhos de Oliveira do Bairro, Águeda e Anadia.

“Uma melhor ligação”

Miguel Roquerefere que o desenvolvimento do concelho de Oliveira do Bairro, bem como dos concelhos vizinhos, nos últimos anos, justifica, na opinião da ACIB e dos seus associados, a existência e a aposta em acessibilidades e meios de transporte rápidos que permitam uma melhor ligação da região com as principais cidades do país.

Este responsável adiantou ainda que as principais empresas da região já assinaram o abaixo-assinado, dando como exemplo a Levira e a Revigrés, e que esta paragem se justifica mais em Oliveira do Bairro, atendendo às zonas industriais e à região, do que na Mealhada.

Por sua vez, Acílio Gala, presidente da autarquia oliveirense, já fez saber que “a câmara solicitou à CP, em Novembro de 2004, a paragem do comboio e, em Dezembro de 2004, sugerimos que, a título experimental, o serviço intercidades passasse a parar na estação apenas às segundas, quartas e sextas-feiras e aos domingos, a fim de podermos aferir da procura. Através de contacto telefónico, fui informado que este assunto estava a ser objecto de estudo”. “Neste momento continuamos sem certezas e mantemos a troca de expediente”, reforça Acílio Gala.

Para Joaquim Albano, sócio da empresa Levira, de Oiã, “as vantagens da paragem do comboio são mais do que evidentes”, sublinhando que “os concelhos vizinhos, como Águeda e Anadia, também iriam usufruir desse serviço”. “É mais do que justificada esta paragem”, reforça.

Estação abandonada

Recorde-se que o número de pessoas que todos os dias têm de ir de Águeda e Oliveira do Bairro para apanhar o intercidades em Aveiro ou na Mealhada para seguir para o emprego, não está calculado, mas sabe-se que ultrapassa algumas centenas.

Acrescente-se que, logo após a passagem de Oliveira do Bairro a cidade, em 2003, os taxistas foram os primeiros a reivindicar a paragem do Intercidades, uma vez que aumentaria o fluxo de passageiros e, por conseguinte, o serviço de táxi. Logo a seguir, surgiu a ACIB, e só mais tarde a autarquia oliveirense a reivindicar o serviço.

No entanto, as obras de requalificação da Estação de Oliveira do Bairro, iniciadas há alguns anos, nunca terminaram, e equipamentos tão essenciais como as casas de banho ainda continuam de porta fechada, obrigando os utentes a satisfazerem as necessidades fisiológicas em outros locais, nomeadamente contra a porta da casa de banho.

Já as passagens inferiores apresentam sinais evidentes de degradação, causando alguns receios aos passageiros que necessitam de as utilizar durante a noite.

Pedro Fontes da Costa


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®